POR: Paulo Rezende

Não foi dessa vez que consegui terminar de assistir a tudo que foi indicado para o Oscar desse ano. Todo ano eu tento, mas já sabendo que é quase certo que não vai rolar o combo perfeito de tempo, paciência e disponibilidade dos indicados no cinema ou no torrent mais próximos a mim antes da data da premiação, rs. E mesmo que eu tenha conseguido (até a data da publicação desse post) assistir a 43 dos 59 nomes indicados a um carequinha dourado em 2018, ainda fica aquele sentimento de que mais uma vez não será dessa vez que conseguirei dar uma chance justa a tudo que está indicado.

Fica aqui registrada a vontade de colocar como meta pra janeiro e fevereiro do próximo ano a promessa de me empenhar ao máximo pra chegar na data da próxima premiação com 100% da lista marcada como assitida! Será que rola? Bom, mas sem mais enrolações, vamos ao que realmente interessa e ao motivo pelo qual você provavelmente clicou pra chegar aqui nesse post: meus favoritos e minhas apostas para o Oscar de 2018!

Melhor Atriz Coadjuvante

Quem está indicado: Mary J. Blige (Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi), Allison Janney (I, Tonya), Laurie Metcalf (Lady Bird – É Hora de Voar), Octavia Spencer (A Forma da Água) e Lesley Manville (Trama Fantasma).

Quem eu quero que ganhe: Laurie Metcalf

Quem provavelmente vai ganhar: Allison Janney

Tirando a Octavia Spencer que mais uma vez está indicada por representar de novo o mesmo papel num filme, acho que todas as indicadas têm chance de levar o prêmio pra casa. Umas mais e outras menos. Minha favorita é a Laurie Metcalf pela atuação em Lady Bird porque ela rouba todas as cenas em que aparece no filme, em momentos te fazendo berrar de rir e em outros momentos te fazendo chorar de emoção. Mas quem provavelmente vai ganhar é a também talentosa & diva absoluta Allison Janney, que além de já ter sido premiada pelo papel em I, Tonya em outras premiações desse ano, está realmente maravilhosa como a mãe maluca de Tonya Hardin. PS: ainda estou amarga que não teve reconhecimento da atuação de Holly Hunter em Doentes de Amor e PRINCIPALMENTE pelo menos uma indicação para Vicky Krieps em Trama Fantasma! Onde está a bateção de panelas do povo para essa injustiça?

Melhor Ator Coadjuvante

Quem está indicado: Willem Dafoe (Projeto Flórida), Woody Harrelson (Três Anúncios Para um Crime), Richard Jenkins (A Forma da Água), Christopher Plummer (Todo o Dinheiro do Mundo) e Sam Rockwell (Três Anúncios Para um Crime).

Quem eu quero que ganhe: Willem Dafoe

Quem provavelmente vai ganhar: Sam Rockwell

Bom, primeiramente fora Temer, segundamente: onde está a indicação de Jason Mitchell pela atuação em Lágrimas Sobre o Mississipi? E Michael Stuhlbarg por Me Chame Pelo Seu Nome??? É de cair o cu da bunda ver Woody Harrelson e Richard Jenkins indicados aqui (apesar de terem tido performances sólidas em seus filmes), quando tinha gente melhor pra ser indicada no lugar. Injustiças a parte, acho que não vai ter muitas chances do Willem Dafoe ganhar pelo trabalho incrível em Projeto Flórida, já que Sam Rockwell parece ter feito chá de calcinha com as peças íntimas de todos que votam nessas premiações de cinema. Uma pena.

Melhor Atriz

Quem está indicado: Sally Hawkins (A Forma da Água), Frances McDormand (Três Anúncios Para um Crime), Margot Robbie (I, Tonya), Saoirse Ronan (Lady Bird – É Hora de Voar) e Meryl Streep (The Post – A Guerra Secreta).

Quem eu quero que ganhe: Saoirse Ronan

Quem provavelmente vai ganhar: Frances McDormand

Eu terminei de ver Lady Bird com uma poça de água cercando minha cabeça no travesseiro: eram lágrimas do impacto causado pelo relacionamento entre Christine Lady Bird e sua mãe. Lágrimas causadas 50% por responsabilidade de Saoirse Ronan e sua atuação perfeita, sutil e ainda assim cheia de nuances ao representar o relacionamento de amor e guerra entre mãe e filha. Fica aqui o meu voto para melhor atriz, assim como um protesto pelo roubo da indicação de Jessica Chastain em A Grande Jogada (apesar do filme ser bem chatinho, rs). Sally Hawkins também está maravilhosa em A Forma da Água, e boa parte do sucesso do filme é devido a sua atuação incrível que nos faz realmente acreditar que ela está apaixonada por uma criatura super esquisita. Pra falar a verdade, o filme só funciona mesmo por causa dela. No mais, só acho que CHEGA de Meryl Streep né gente? Amo muito deusa Meryl, mas já passou da hora de parar de indicá-la por qualquer peido que ela dá na tela. Infelizmente (mas nem tanto assim, pois ela também está maravilhosa) quem deve ganhar é Frances McDormand por seu papel em Três Anúncios Para um Crime.

Melhor Ator

Quem está indicado: Timotheé Chalamet (Me Chame Pelo Seu Nome), Daniel Day Lewis (Trama Fantasma), Daniel Kaluuya (Corra!), Gary Oldman (O Destino de Uma Nação) e Denzel Washington (Roman J. Israel, Esq.).

Quem eu quero que ganhe: Daniel Day-Lewis

Quem provavelmente vai ganhar: Gary Oldman

Não vai ter jeito, Gary Oldman vai ganhar por seu papel em O Destino de Uma Nação. Apesar do ator ser a própria caçamba de lixo como pessoa, não há como negar que sua performance como Winston Churchill é realmente respeitável e impressionante. Não sei se consigo separar muito bem as coisas e aceitar de boa que ele vai ser mais uma vez premiado esse ano, mas a essa altura do campeonato já devem estar até gravando o nome dele na estatueta, rs. Minha torcida ainda fica para Daniel Day-Lewis pela atuação em Trama Fantasma. Day-Lewis consegue representar em pouco mais de 2h de filme (que, aliás, passam voando) toda a profundidade de um personagem que é incrivelmente charmoso e educado, mas ao mesmo tempo extremamente grosseiro e, em momentos, monstruoso. A complexidade do personagem, da ~trama~ (rs) do filme e do relacionamento conquistado entre ele e suas companheiras de cena chegou bem no final da minha maratona de filmes do Oscar e já arrebatou o prêmio do meu favoritismo antes mesmo do filme chegar na metade. Se você ainda não conseguiu ter acesso à Trama Fantasma, corre. Prepara um delicioso chá pra acompanhar e se joga nesse filmaço!

Melhor Diretor

Quem está indicado: Christopher Nolan (Dunkirk), Jordan Peele (Corra!), Greta Gerwig (Lady Bird – É Hora de Voar), Paul Thomas Anderson (Trama Fantasma) e Guillermo del Toro (A Forma da Água).

Quem eu quero que ganhe: Greta Gerwig

Quem provavelmente vai ganhar: Guillermo del Toro

Eu acho que não teria dedos o suficiente para listar aqui digitando todos os motivos que justificam a vitória de Greta Gerwig, por Lady Bird – É Hora de Voar. Essa ex-atriz e novata no controle da direção de um longa escreveu e dirigiu um dos melhores filmes do ano passado e surpreendeu ninguém porque é claro que girls do it better. Como se isso já não fosse o suficiente, ela é apenas a quinta mulher a ser indicada na categoria de melhor direção (em fucking 90 anos de prêmio)! Tem absurdo maior que esse? Tem sim, e ele vai acontecer já que é quase certo que o prêmio vai ser dado a Guillermo del Toro e seu filme do peixão pornô. As várias indicações de A Forma da Água em outras categorias e prêmios já conquistados pelo filme em outras premiações apenas confirmam isso né? Não sei nem o que dizer além de levantar a plaquinha do disappointed but not surprised. Fuén…

Melhor Filme

Quem está indicado: Me Chame Pelo Seu Nome, O Destino de Uma Nação, Dunkirk, Corra!, Lady Bird – É Hora de Voar, Trama Fantasma, The Post – A Guerra Secreta, A Forma da Água e Três Anúncios Para um Crime.

Quem eu quero que ganhe: Lady Bird – É Hora de Voar

Quem provavelmente vai ganhar: A Forma da Água

Normalmente quem ganha melhor diretor acaba levando melhor filme também né? Sei bem que isso não regra, mas é um padrão que eu percebo em boa parte das premiações dos últimos anos. E considerando as zilhões de indicações para A Forma da Água em 2018, é inevitável e praticamente certo que ele vá levar o maior prêmio da noite pra casa em minha humilde e leiga opinião, rs. Mas… Ahhhh! Lady Bird! Eu realmente fiquei na dúvida se meu favorito do ano ia para Lady Bird ou para Trama Fantasma, mas no fim das contas não teve jeito. Mesmo que o filme do cavalão costureiro tenha dado vários tapas na minha cara e arrancado minha peruca ao final da projeção, Lady Bird é o filme que conquistou meu coração em 2018.

Já falei lá em cima que esse filme me deixou extremamente impactado, me rendendo vários momentos de beicinho tremendo e olho arregalado pra tentar lutar contra as lágrimas. O jeito como o longa entrelaça momentos de comédia, realidade, tristeza e emoção com questões de relacionamentos familiares, depressão e instabilidade financeira é sutil, bem estruturado e real. Greta Gerwig consegue estruturar um roteiro e dirigir as atuações como se o fato de alguém conseguir lançar um filmaço desses fosse uma coisa extremamente casual. Que mulher brilhante, que elenco maravilhoso! É impossível não se envolver com a história e com as personagens, assim como é fácil se relacionar com a história e situações vividas pelo maravilhoso elenco de Lady Bird. Eu poderia rasgar mais uns trocentos metros de seda pra esse filme (inclusive, devia ter preparado um post especialmente só pra ele, shame on me!), mas prefiro parar por aqui e deixar essa dicona pra você caso ainda não tenha assistido. Faz a passarinha e VOA pra assistir!

Ufa! Essas foram as principais né? Agora para as próximas categorias nada melhor e mais justo do que dar uma resumida né? E mesmo que eu já tenha assistido a boa parte de tudo que tinha pra assistir, não teria tanta coisa assim pra comentar sobre todo o resto dos indicados. Além do mais, nem todo mundo tem saco pra ficar lendo as minhas enrolações, né? Rs, vamos lá!

Melhor Filme de Animação
Quem eu quero: Viva – A Vida é uma Festa
Quem vai ganhar: Viva – A Vida é uma Festa
Melhor Fotografia
Quem eu quero: Blade Runner 2049
Quem vai ganhar: A Forma da Água
Melhor Figurino
Quem eu quero: Trama Fantasma
Quem vai ganhar: Trama Fantasma
Melhor Documentário (Longa)
Quem eu quero: Faces Places
Quem vai ganhar: Icarus
Melhor Documentário (Curta)
Quem eu quero: Knife Skills
Quem vai ganhar: Edith+Eddie
Melhor Montagem
Quem eu quero: Em Ritmo de Fuga
Quem vai ganhar: Dunkirk
Melhor Filme Estrangeiro
Quem eu quero: Uma Mulher Fantástica
Quem vai ganhar: Uma Mulher Fantástica
Melhor Maquiagem e Cabelo
Quem eu quero: O Destino de Uma Nação
Quem vai ganhar: O Destino de Uma Nação
Melhor Trilha Sonora Original
Quem eu quero: Trama Fantasma
Quem vai ganhar: A Forma da Água
Melhor Canção Original
Quem eu quero: “Remember Me” (Viva – A Vida é uma Festa)
Quem vai ganhar: “This is me” (O Rei do Show)
Melhor Design de Produção
Quem eu quero: A Forma da Água
Quem vai ganhar: A Forma da Água
Curta em Animação
Quem eu quero: Negative Space
Quem vai ganhar: Lou
Melhor Curta-Metragem
Quem eu quero: Watu Wote/All of Us
Quem vai ganhar: Dekalb Elementary
Melhor Edição de Som
Quem eu quero: Blade Runner 2049
Quem vai ganhar: Dunkirk
Melhor Mixagem de Som
Quem eu quero: Blade Runner 2049
Quem vai ganhar: Dunkirk
Melhores Efeitos Especiais
Quem eu quero: Planeta dos Macacos – A Guerra
Quem vai ganhar: Planeta dos Macacos – A Guerra
Melhor Roteiro Adaptado
Quem eu quero: Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi
Quem vai ganhar: Me Chame Pelo Seu Nome
Melhor Roteiro Original
Quem eu quero: Doentes de Amor
Quem vai ganhar: Três Anúncios Para um Crime

As apostas estão feitas! Agora é só esperar dia 4 de março pra ver quem vai levar os carequinhas dourados pra casa. Não esquece de me contar aí embaixo nos comentários quais são as suas apostas de vencedores para o Oscar 2018, nem que seja só das categorias principais vai. Beijos e até a próxima! :)

Você também vai gostar