04 de jun de 2016 / Arquivado em: Artigo Patrocinado
Quero ter um Podcast. E agora?

Alô alô caro leitor, você ainda lembra de mim? Hahahaha! O blog ficou um pouco parado, mas como esse blogueiro aqui é brasileiro e não desiste nunca, não houve probleminha pessoal que me fizesse largar isso aqui que eu tanto amo. Hoje, pra comemorar essa volta triunfal (ou nem tanto assim, rs), vamos conversar um pouquinho sobre Podcasts.

Você sabe o que é um Podcast? Bom, para explicar de uma forma curta e objetiva, um Podcast é um programa de entretenimento em áudio que você pode ouvir pelo celular, computador e qualquer outro aparelho que tenha acesso a interwebs. É basicamente um programa de rádio que passa na internet. Eu, de uns tempos pra cá, estou absolutamente viciado em vários Podcasts diferentes. Sejam internacionais ou aqui da terra do feijão com arroz mesmo, eu me jogo nessas horas e horas de entretenimento para passar o tempo enquanto trabalho, faço faxina em casa, estou no ônibus e por aí vai. É muito amor.

E levando tudo isso em consideração, não é surpresa que eu também queira fazer um podcast sobre entretenimento e nerdices aqui pro blog né? Sim, esse é um plano mas, como já disse, por enquanto é apenas um plano. Então, enquanto você ainda não pode ouvir essa minha voz de taquara rachada tagarelando sobre os mais variados temas, que tal aprender como fazer o seu próprio Podcast também? Separei algumas dicas depois de muito pesquisar, e vim aqui contar tudo pra vocês. Então prepara a caneta e o caderno, porque a aula vai começar. Aloca!

Sobre o que você vai falar?

Antes de se jogar, gastar rios de dinheiro com um microfone caro e começar a gravar o seu podcast, você precisa decidir qual o formato e tema ideais para o seu programa. No meu caso, como é o tema do blog, a ideia é falar sobre novidades da cultura pop, entretenimento e tudo mais que o blog já fala. O lance é escolher um tema que você realmente goste bastante e, se você der a sorte de já ter um público que te acompanha, essa escolha perfeita vai fidelizá-lo a você ainda mais!

A melhor maneira de tentar ser original é pesquisar podcasts que falem sobre o mesmo tema que você pretende abordar. Isso é muito importante para que o seu programa siga uma certa “linha editorial”, mas sem acabar caindo na armadilha de copiar sem querer algo que já existe. Uma boa dica para ficar sabendo quais são os podcasts mais famosos da internet nacional é acessar a lista de Podcasts dentro da iTunes Store. Ali, você poderá conhecer quais são os programas mais baixados dentro daquele estilo que você quer seguir. Yay!

O que usar para gravar?

Olha miga, dependendo do seu orçamento e quanto você está disposto a investir nessa nova empreitada, o céu é o limite. Existem tantas opções maravilhosas e com diferentes relações de custo/benefício, que vou apenas deixar essas resenhas maravilhosas lá do Techtudo aqui pra você. Se joga e arrasa! Clique aqui e vá navegando pelos posts 2 e 3! :D

O que usar para editar seu conteúdo?

Depois de muito pesquisar e até testar alguns editores de áudio para meus vídeos do YouTube, cheguei a conclusão de que o Sound Forge é uma belezinha. Ele é dos melhores softwares de edição de som, sendo um dos mais simples de utilizar. O mais legal é que o programa está sempre passando por updates: desde a primeira versão, a ferramenta não parou de evoluir, ganhando recursos adicionais que a tornam extremamente sofisticada (sem perder a simplicidade de uso, é claro).

Você pode usar o programa tanto para gravar o seu áudio, como para editar depois que tudo estiver terminado. E afinal de contas, quem não gosta de matar dois coelhos com uma cajadada só? (nenhum coelho foi ferido durante a criação deste post). Além disso, o programa oferece tutoriais interativos pra você começar a aprender e em pouco tempo já ser um mestre das edições. Você vai gastar menos tempo aprendendo e mais tempo trabalhando. Os tutoriais interativos de Sound Forge Pro fornecem demonstrações passo-a-passo. Tem como não amar?

Pra ficar por dentro sobre mais detalhes do produto, como a coisa funciona melhor, como fazer pra baixar e detalhes de preços, basta acessar a página dos caras. Tá tudo tão bem explicadinho que até quem nunca se envolveu com edição de áudio e vídeo vai entender e ficar empolgado para começar um novo projeto!

E agora, o que eu faço?

Bom, agora é só publicar o seu podcast! Existem vários lugares onde isso pode ser feito, sendo o SoundCloud e o iTunes os dois mais famosos de todos. Esses serviços de hospedagem são bacanas porque ambos têm suporte multiplataforma, o que significa que seus ouvintes vão poder ter acesso ao seu conteúdo de qualquer gadget possível, seja do navegador web ao app para celular!

E é isso, agora com tudo isso em mãos basta você juntar uns amigos, preparar uns temas e se jogar na gravação do seu novo podcast. Tenho certeza que até se você não tinha o hábito de ouvir esse tipo de entretenimento, agora as coisas mudaram. Vem ser um viciadinho junto comigo! Aí embaixo tem uma listinha com os meus favoritos pra você começar a seguir e ouvir:

Um Milkshake Chamado Wanda
Mamilos
Nerdcast

Espero que tenha gostado, beijos e até a próxima!

Você vai gostar também:

[ENCERRADO] A loja Conto do Vigário quer te dar um presente!
120 milhões de motivos para transformar o meio ambiente
Diversão adulta para seus momentos de tédio
Aprenda a desapegar de maneira prática e fácil